Uma viagem internacional é sempre uma bela aventura, cercada de expectativas, o desejo de conhecer e a certeza de que muitas boas e divertidas histórias vão voltar na bagagem.
Quando decidimos viajar de forma independente, sem o apoio de uma empresa de turismo, pode ser ainda mais surpreendente. E a Itália não decepciona quem busca natureza, muita cultura e um povo acolhedor.
Porém, como toda viagem ao exterior, precisamos ter algumas atenções básicas que ajudam a melhorar a experiência da viagem. Em poucos dias de Itália, parecerá que você vive ali há anos!
Muitas pessoas deixam para ver os documentos de viagem quando o prazo já é curto e já com passagens compradas. É importante cuidar deles assim que decidir a viagem.
Turismo de carro tem muitas vantagens, mas para ter só vantagens, informe-se sobre a validade da habilitação brasileira ou como você pode dirigir temporariamente.
Imprevistos acontecem, por isso é importante ter um seguro-viagem para uma emergência. E eles costumam incluir o seguro para a sua bagagem.
Outro ponto são os medicamentos: se você usa algum continuamente, é preciso verificar como declarar no embarque. Eles terão de viajar na sua bagagem de mão, na caixa original e existem limitações de volume.
Os italianos não negam a tradição de um povo simpático e caloroso, o temperamento é muito próximo dos brasileiros, o que ajuda na ambientação e a interagir nos lugares.
Mas os italianos se dividem em do norte e do sul no comportamento. Os italianos do norte – tomando Milão como referência – são europeus no estilo; mais comedidos, menos gestos e falam mais baixo.
Já os italianos do sul – tomando Roma como exemplo – são os que mais conhecemos no Brasil: falam alto e gesticulam bastante – a máxima que o italiano fala com as mãos é um fato! Entender essas diferenças é importante para ser bem recebido especialmente no norte, onde os italianos não gostam de ser tratados como se fossem do sul.
Que a Itália tem uma das melhores gastronomias do mundo é um consenso entre os grandes viajantes. E isso se prova em cada dia de viagem.
É nas principais estrelas que o brasileiro mais vai estranhar e ainda assim se deliciar: as massas e as pizzas. As massas são servidas ao dente – um pouco mais duras – o que não é o hábito no Brasil, mas a qualidade supera muito a estranheza.
Quanto às pizzas, eles não colocam muito queijo – mas, não se importam de acrescentar se você pedir – e a variedade é infinita. Provar os sabores mais básicos como a marguerita e marinara com a massa mais fina. Vale cada fatia.
O custo diário de viagem na Itália é um dos mais altos da Europa e, por esse motivo, é importante planejar bem a viagem para não deixar um ponto turístico importante de fora porque a verba acabou.
Sobre a segurança, como em todos os países europeus, tenha cuidado com os batedores de carteira, um jeito rápido e simples de roubar turistas distraídos. Na Itália outro ponto que pode incomodar são os ambulantes: eles são muitos e incomodam. Não tenha receio de ser duro para recusar, porque são insistentes.
Com essas dicas e toda a sua energia, certamente a Itália será uma viagem inesquecível.
A Nobile Assessoria é especializada em Cidadania Italiana.
Quer saber como se tornar um cidadão italiano? Contate-nos para saber mais.
Outras recomendações do Ministério das Relações Exteriores
Informações básicas da Itália
Capital | Roma |
Língua | Italiano |
Moeda | Euro |
Validade do passaporte | Deve ter validade superior a 3 meses quando da saída do Espaço Schengen |
Página do passaporte em branco | Duas páginas são necessárias |
Visto de turista necessário | Favor consultar a tabela disponível na seção Vistos. |
Vacinações | Nenhuma vacina específica é necessária para entrada |
Restrições de moeda para entrar | 10.000 Euros ou equivalente |
Restrições de moeda para | 10.000 Euros ou equivalente |
(*) Se você estiver com planos de viver em Roma, então deverá ficar atento ao Plano Geral de Saúde da Itália, o qual tem uma série de vacinas recomendadas e que seria bom constarem na sua carteirinha de vacinação, como tétano e difteria, sarampo, hepatite B, VPH, entre outras.
Recomendação de viagem
A recomendação de viagem do Ministério das Relações Exteriores considera o contexto de infraestrutura, segurança e saúde, bem como a situação geral do país escolhido como destino, avaliando os riscos potenciais de uma viagem a cidadãos brasileiros.
Não há, na Itália, avisos específicos ou situações que demandem grande atenção por parte dos viajantes brasileiros, mas algum grau de cautela é sempre necessário ao viajar, independentemente do destino escolhido. Cidadãos brasileiros devem viajar à Itália com precauções normais de segurança.